Modelo PERMA
Esta teoria do bem-estar explora os cinco principais fatores que os indivíduos escolhem livremente para melhorar seus níveis de bem-estar. PERMA refere-se a Emoções Positivas, Engajamento, Relações Positivas, Significado e Realização. Martin Seligman argumenta que esses cinco fatores podem ajudar as pessoas a alcançar uma vida plena e feliz.
Engajamento
Fluxo ou ótimas experiências
O engajamento ou envolvimento em atividades, são considerados da maior importância e permitem o aprendizado contínuo e o crescimento pessoal são cruciais para o bem-estar individual. O modelo de Flow baseia-se na premissa de que a felicidade nasce como resultado da ação produtiva. Essa teoria surgiu de inúmeras entrevistas com pessoas que se destacavam por sua ampla capacidade criativa. Mihaly Csikszentmihalyi constatou que esses cientistas e artistas continuamente enfatizaram que os momentos que geram êxtase e satisfação surgiram das atividades de extrema concentração, onde se sentiam completamente imersos em tal atividade, uma sensação descrita como "fluxo". O fluxo é definido como um estado de experiência ótima que os indivíduos experimentam no momento em que estão extremamente imersos na tarefa ou atividade que desempenham e que consideram divertida e prazerosa. Esse estado é gerado no momento em que as habilidades e capacidades de alguém estão em equilíbrio com a dificuldade e o desafio que a tarefa específica implica. Essas experiências ótimas têm certas características essenciais:
1) A atenção é totalmente focada na atividade;
2) A sensação de tempo é perdida durante a tarefa;
3) Não há sensação de fadiga;
4) A tarefa é percebida como possível;
5) Há um sentimento de "controle" sobre a tarefa;
6) A preocupação com a personalidade desaparece;
7) Tem um feedback imediato;
8) Metas claras pré-estabelecidas são definidas antes da tarefa.
Todas as pessoas, independentemente da sua idade, sexo, fatores sociodemográficos, cultura, etc., têm a capacidade de experimentar o estado de fluxo ou a melhor experiência.
Como resultado do estudo do impacto e função de emoções positivas em seres humanos, Barbara Fredrickson desenvolveu o "modelo de expansão e construção". A autora argumenta que as emoções positivas geram mudanças no nível cognitivo e que influenciam no comportamento. Além disso, coloca grande ênfase na função adaptativa das emoções, diferenciando essa função em emoções negativas e positivas. Emoções negativas como raiva e medo agem como um alarme em situações de perigo ou risco, são reações imediatas que visam a sobrevivência. Emoções positivas, por outro lado, não geram uma reação imediata e ajudam a construir recursos pessoais diferentes, tanto cognitivos quanto físicos, que influenciam a maneira como eles percebem e reagem a uma situação.
De acordo com este modelo, as emoções positivas têm três resultados sequenciais:
- Ampliação: o que sugere que as emoções positivas ampliam a tendência do pensamento e da ação.
- Construção: onde, como consequência da expansão, a construção de recursos pessoais é facilitada para resolver, enfrentar ou avaliar situações adversas.
- Transformação: Devido à construção de tais recursos, a pessoa gera uma mudança em seus padrões de pensamento aumentando a criatividade, flexibilidade e eficiência para resolver problemas.
MihályCsíkszentmihályi
Relacionamentos Positivos
Estudos atuais descobriram que as relações interpessoais em todos os contextos (família, trabalho, casal, amizade) são o fator que tem maior impacto na felicidade. Christopher Peterson coloca simplesmente "outras pessoas importam". Ser social é uma necessidade inerente do ser humano, não apenas para sobreviver, mas também para aprender, alcançar objetivos e crescer. Os relacionamentos são uma das maiores fontes de emoções positivas vitais, como o amor. Dentro desta área da psicologia positiva trabalha com diferentes áreas de investigação e intervenção que incluem: Compaixão, empatia, perdão, comunicação construtiva, gratidão e altruísmo entre outros.
Emoções Positivas
A Psicologia Positiva é um movimento dentro da psicologia voltado para o estudo científico dos diferentes elementos que permitem que indivíduos, grupos e comunidades prosperem e tenham um ótimo funcionamento. Procura não apenas compreender, mas também promover aspectos cruciais para a saúde mental e o bem-estar; baseia-se na premissa de que os seres humanos, por natureza, querem ter uma vida plena e significativa para a qual é possível cultivar as ferramentas necessárias para atingir esse objetivo em cada área de sua vida. Deve-se notar que a Psicologia Positiva não faz parte de um movimento de autoajuda ou pensamento positivo simplesmente; pelo contrário, a Psicologia Positiva é uma ciência baseada em rigorosos métodos científicos focados em avaliar como e quando as pessoas alcançam um nível satisfatório de felicidade e florescimento
A psicologia tradicional por muitos anos concentrou sua atenção na compreensão e na busca de estratégias para "curar" o que estava "errado" nos indivíduos, ignorando os fatores positivos que também fazem parte do mesmo indivíduo. A psicologia positiva nasce da necessidade de criar um equilíbrio em que a ênfase não é meramente procurar curar o que dói ou causa danos, mas também construir e potencializar os fatores positivos, a fim de melhorar a qualidade de vida de uma forma holística. Deste modo, a psicologia positiva não procura substituir a psicologia tradicional, mas complementá-la.
Significado
O que é Psicología Positiva?
Este elemento refere-se à busca de significado, sentido e propósito de vida. Vai além de procurar prazer momentâneo ou material; o significado vem de servir e pertencer a algo maior do que a si mesmo, é preciso entender o impacto que o trabalho e as ações de cada um têm sobre as pessoas e sobre a sociedade como tal. Existem várias instituições sociais que facilitam o desenvolvimento de seu próprio significado, por exemplo, pertencentes a um grupo religioso, político ou científico ou a qualquer causa social.
Realizações
Ter metas e sonhos nos ajuda a alcançar o senso de realização, sendo crucial para aumentar a motivação e prosperar na vida. As pessoas naturalmente buscam o sucesso, a competição, melhoram todos os dias e atingem metas estabelecidas, não apenas no local de trabalho, mas também em diferentes áreas, como esportes e hobbies. A psicologia positiva trabalha a partir de diferentes perspectivas nesta área, incluindo resiliência, motivação, estabelecimento de metas, paixão, autocontrole e perseverança.
Forças de Caráter, Forças Pessoais ou Qualidades Humanas
Após a necessidade percebida por Seligman e Peterson sobre viés da psicologia tradicional para se concentrar em fatores negativos, estes autores através da investigação científica rigorosa conseguiram identificar traços positivos presente nos seres humanos, independentemente de sua cultura, idade, raça etc., que quando são cultivadas, ajudam a alcançar um melhor nível de bem-estar. Eles argumentam que existem 24 forças que fazem parte de 6 virtudes principais. Diferentes estudos descobriram que cultivar forças de caráter está associado a melhor desempenho acadêmico, maior resiliência, otimismo, melhor qualidade de vida e altos níveis de bem-estar, entre outros.